Tiago 3:13-18 - "O Chamado à Sabedoria: A Necessidade de Ser e Ter Mestres Guiados pela Sabedoria Divina" - O caminho certo da sabedoria

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 161 views
Notes
Transcript

Introdução

Para cada época e geração se apresenta a pergunta pelo caminho certo.
QUAL O CAMINHO CERTO
Pra tudo: Investimentos, dietas, com quem se casar etc
Tiago é um livro prático e nele aprendemos:
Perseverança nas provações: Tiago inicia sua carta incentivando os crentes a permanecerem firmes diante das provações e a considerá-las motivo de alegria, pois produzem perseverança (Tiago 1:2-4).
A importância de buscar a sabedoria de Deus: Tiago incentiva os crentes a pedirem sabedoria a Deus, que a dá generosamente a todos, sem encontrar falta (Tiago 1:5).
A necessidade de colocar a fé em prática: Tiago enfatiza que a fé sem obras é morta. Ele argumenta que nossa fé deve ser demonstrada por nossas ações (Tiago 2:14-26).
O perigo do favoritismo: Tiago condena o favoritismo, argumentando que todos são iguais aos olhos de Deus e devem ser tratados com igualdade (Tiago 2:1-13).
O controle da língua: Tiago alerta sobre os perigos de uma língua descontrolada e incentiva os crentes a domá-la (Tiago 3:1-12).
A importância da humildade e a rejeição do orgulho: Tiago insta os crentes a se humilharem perante o Senhor e a resistirem ao diabo (Tiago 4:6-10).
A advertência contra o planejamento orgulhoso: Tiago adverte contra o orgulho de fazer planos sem considerar a vontade de Deus (Tiago 4:13-17).
Omissão é pecado: Tiago adverte contra o orgulho de fazer planos sem considerar a vontade de Deus (Tiago 4:13-17).
A denúncia da riqueza injusta: Tiago denuncia aqueles que acumulam riqueza à custa da exploração dos pobres (Tiago 5:1-6).
A exortação à paciência e à oração: Tiago encoraja a paciência na adversidade e a importância da oração (Tiago 5:7-18).
13 Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração
Está alguém alegre? Cante louvores.
14 - Doente - Ore
15- Pecou - confesse seus pecados
16- Alguem se desviou, vai lá e ajuda a convete-lo
TIAGO 4:7 “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.”
É por exemplo um texto muito importante que diz que o diabo por exemplo não tem medo de mim, TEM MEDO DE DEUS
E no versos do 13 ao 18 do capítulo 3 ele fala sobre A VERDADEIRA e a FALSA SABEDORIA Sobre falsos e verdadeiros mestres,
ELE TRABALHA SABEDORIA VERDADEIRA E A MÁ - NÃO SABEDORIA E TOLICE - AUSENCIA DE SABEDORIA
PORQUE EXISTEM FALSOS MESTRE:
que baseado na INVEJA,
no sentimento FACCIOSO,
na busca de glória própria
MENTE CONTRA A VERDADE-> QUE É JESUS
Diferente na que vem do ALTO porque
1- É terrena: Mundana, secularizada
2- Animal: Finitamente natural, dependência dos desejos e das paixões
3- Demoníaca: parecido ao demônio, tem intúito enganador e é inimiga das nossas almas
A verdadeira SABEDORIA é PURAMENTE DO ALTO:
é pacífica: Traz paz entre o Homem e Deus
é indulgente: é apropriada, é conveniente é gentil
é tratável: disposto a ceder, facilmente persuadido, complacente
… mas HOJE eu vou ficar somente com o versículo 13, numa perspectiva de análise indivual própria que sugiro que cada um faça a si mesmo de acordo com este texto de uma necessidade que temos.
1 – Há necessidade de mestres – Tiago já falou deles em Tg 3.1
2- cristãos que sejam sábios e sensatos e conseqüentemente não encontram o rumo apenas para si mesmos, mas também devem ser capazes de dar orientação a outros.
3 – Como equipamento para sua tarefa carecem de sabedoria, em grego sophía (cf. o exposto sobre Tg 1.5-8).
Ter sabedoria significa encontrar, no pensar e agir, o caminho correto, com objetivos lúcidos e apontados por Deus.
Ao lado da sabedoria Tiago coloca a “sensatez” ou inteligencia. Essa palavra refere-se à compreensão clara e sóbria da situação em que alguém se encontra.
Dito isto, o que vamos fazer nesta noite é simplemente entender como responder ao chamado que Tiago faz no verso 13

A Necessidade de sabedoria (v. 13)

1.1. Responda ao chamado ( O SÁBIO e INTELIGENTE )

A- AUTOAVALIAÇÃO: "Quem é sábio e entendido entre vocês?". Esta pergunta é um convite para autoavaliação

A- Olhar crítico - NÃO EXISTE CRÍTICA CONSTRUTIVA - Gal 6:1-5 “Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado. Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo. Porque, se alguém julga ser alguma coisa, não sendo nada, a si mesmo se engana. Mas prove cada um o seu labor e, então, terá motivo de gloriar-se unicamente em si e não em outro. Porque cada um levará o seu próprio fardo.”
B- Ter referêncial - É CRISTO o referencial comparativo - Heb 12:2olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.”
C- Ser sincero - 2Co 13:5Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.” - Situação triste de pecado no final do capitulo 12: Divisõa e Imoralidade
1381 δοκιμαζω dokimazo PROVAI
de 1384; TDNT - 2:255,181; v
1) testar, examinar, provar, verificar (ver se uma coisa é genuína ou não), como metais
2) reconhecer como genuíno depois de exame, aprovar, julgar valioso
James Strong, Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong (Sociedade Bíblica do Brasil, 2002).

B- O que é ser SÁBIO e INTELIGENTE:

Sábio (Sophos): tem uma ampla gama de significados que incluem ser habilidoso, especialista, erudito, cultivado, hábil e astuto.
1- No contexto do versículo, a sabedoria descrita é aquela que é aplicada de forma prática e é governada pela piedade e integridade.
2- Não é a sabedoria ABSTRATA é concreta, visível e materializada.
2- Trata-se de uma sabedoria que é manifestada através da conduta e das ações corretas
3- Aquele que faz os melhores planos e utiliza os melhores meios para sua execução
Inteligente (Suneto): uma pessoa que é prudente, sábia, entendida e discernidora
1- Esta palavra tem suas raízes em "syníēmi", que significa "entender por sintetização"
2- Isso implica uma compreensão pessoal que resulta da correlação de fatos ou conceitos
A sintetização é o processo de pegar informações individuais, seja fatos ou conceitos, e combiná-las de maneira a formar uma compreensão mais completa ou uma nova ideia. Nesse contexto, a "compreensão pessoal" refere-se ao entendimento único que uma pessoa pode ter quando correlaciona diferentes peças de informação.
Por exemplo, se uma pessoa lê vários versículos da Bíblia que falam sobre amor, perdão e misericórdia, ela pode sintetizar essas informações para formar uma compreensão mais ampla da natureza de Deus como amorosa e misericordiosa.
No entanto, é importante notar que a palavra grega "sunetos" sugere que essa compreensão é saudável apenas quando está em conformidade com a palavra de Deus. Ou seja, a sintetização de informações e a formação de compreensões devem estar em linha com a fé e os ensinamentos bíblicos.
PORTANTO, em Tiago 3:13,
a palavra "sábio" (sophos) refere-se à sabedoria prática que é demonstrada através de ações pias e íntegras,
enquanto "inteligente" (sunetos) descreve um entendimento pessoal que é guiado pela fé e em conformidade com a sabedoria divina.

1.2. Aja de acordo com a avaliação ( MOSTRAR EM MANSIDÃO)

A- “MOSTRE”!: Exponha ( aquilo que é interno para fora ), fornecer evidência ou prova de algo
o evangelho EXIGE TESTEMUNHO DE VIDA ,
a pior frase que um crente em Cristo Jesus pode dizer é : Faça o o que eu falo mas não faça o que eu faço.
Cardiologista fumante
Nutricionisna gordinha
Estilita toda desarrumada
Maquiadora unicelha
B- AGIR EM MANSIDÃO DE SABEDORIA: Jesus o mestre:
Mt 11:28-30Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.”
Mansidão, neste contexto, não significa fraqueza, mas sim a força sob controle. É uma qualidade que se caracteriza pela humildade, gentileza e respeito pelos outros.
A mansidão da sabedoria é, a habilidade de aplicar a sabedoria de uma maneira humilde e respeitosa, não usando a sabedoria para exaltar a si mesmo, mas para servir aos outros.
Portanto, quando Tiago fala sobre "mansidão de sabedoria", ele está falando sobre demonstrar sabedoria de uma maneira que seja marcada por humildade e respeito pelos outros.
B- VIVER COMO O MESTRE ENSINOU:
Praticar a palavra: Tg 1:22-25 “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.”
C- MATERIALIZE A SABEDORIA: A SABEDORIA É VISTA não OUVIDA.
A- ela é vista MEDIANTE AO CONDIGNO PROCEDER,
Crente em Jesus se reconhe-se pela maneira que AGE ou REAGE.
Pior frase que você pode ouvir no mundo lá fora é: NEM SABIA QUE VC ERA CRENTE
B- Sermos um livro aberto: 2Cor 3:2-3 “Vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens, estando já manifestos como carta de Cristo, produzida pelo nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações.”
Paulo está respondendo àqueles que exigem cartas de recomendação ou "credenciais". Ele afirma que os próprios coríntios são sua carta de recomendação - sua transformação espiritual e fé são a prova do seu ministério genuíno.
Ao dizer que os coríntios são "cartas de Cristo" escritas "não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo", Paulo está destacando a obra interior do Espírito Santo na vida dos crentes.
Ele contrapõe essa carta "escrita em corações" com as "tábuas de pedra", uma referência à Lei do Antigo Testamento que foi escrita em tábuas de pedra. Paulo está enfatizando a nova aliança em Cristo, que é centrada na transformação interna do coração pelo Espírito, em contraste com a obediência externa à Lei.

1.3. No dia a dia ( AS SUAS OBRAS )

Entre vocês, quem é sábio e inteligente? Mediante suas obras, que devem refletir um proceder condigno, mostre esta sabedoria e inteligência. E faça tudo isso em mansidão de sabedoria.
A- CONDIGO PROCEDER:
É frequentemente usado para se referir a algo que é apropriado ou que se encaixa bem em uma determinada situação
refere a um comportamento ou conduta que é digna ou adequada para alguém que é sábio e inteligente
Portanto, esse termo enfatiza a necessidade de alinhar as ações e o comportamento com a sabedoria e inteligência que alguém professa ter.
Filipenses 1:27 “Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica;”
B- AS OBRAS
ergon: De uma palavra primária (mas absoleta) ergo (trabalhar); TDNT - 2:635,251; n n
1) negócio, serviço, aquilo com o que alguém está ocupado.
1a) aquilo que alguém se compromete de fazer, empreendimento, tarefa
2) qualquer produto, qualquer coisa afetuada pela mão, arte, indústria, ou mente
3) ato, ação, algo feito: a idéia de trabalhar é enfatizada em oposição àquilo que é menos que trabalho
James Strong, Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong (Sociedade Bíblica do Brasil, 2002).
Tg 2:14 “Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso?”
C- Feitas em CONFORMIDADE COM QUEM SOU,:
e eu SOU FILHO DE DEUS, DEVO AGIR COMO TAL
Minhas ações apontam para o MEU PAI
Para que todos ao me imitarem não sejam iguais a mim mas iguais a CRISTO - A unidade orgânica da igreja
1Co 11:1 “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.”
Toda vez que o nome de alguém aparece mais do que a obra que ele faz, é problema
Importa que ele cresça e eu diminua: Jo 3:30 “Convém que ele cresça e que eu diminua.”

Conclusão:

"Busque a sabedoria, pois ela é a chave para a vida bem vivida. Mas lembre-se, a sabedoria deve ser praticada, não apenas adquirida."
"Nossa fé é provada não pelas palavras que proferimos, mas pelas ações que realizamos. A fé genuína é sempre visível em nossas ações."
"Devemos nos lembrar que somos a carta de Cristo para o mundo. Nossas vidas, transformadas pela graça e sabedoria divina, são o testemunho mais poderoso que podemos dar."
Para concluir, quero trazer à memória um versículo que resume essas ideias: “Não seja apenas ouvintes da palavra, enganando-se a si mesmos, mas sejam praticantes da palavra.” (Tiago 1:22). Que essa seja a nossa motivação diária.
A sabedoria que buscamos e praticamos deve ser vista em nossa conduta, na maneira como vivemos nossas vidas, e isso, de fato, é o maior testemunho que podemos dar ao mundo.

2- PORQUE EXISTEM FALSOS MESTRES Falsos Mestres (v. 14-16)

2.1. O perigo da inveja amarga e do egoísmo
2.2. A verdade sobre a falsa sabedoria
2.3. O resultado do convívio com a falsa sabedoria

3- A Verdadeira Sabedoria que Vem do Alto (v. 17-18)

3.1. As características da sabedoria que vem do alto
3.2. A paz semeada pelos que fazem a paz
3.3. O fruto da justiça semeado na paz
Related Media
See more
Related Sermons
See more